terça-feira, 17 de maio de 2011

Futura é um dos vencedores do Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos

Projeto “Que exploração é essa?” aborda a exploração sexual de crianças e adolescentes e o que pode ser feito para mudar essa realidade

Do Portal Pró-Menino

O Canal Futura se consagrou vencedor da categoria Boas Práticas da primeira edição do Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos com o projeto “Que exploração é essa?”. Entre os materiais audiovisuais produzidos pelo projeto, merece destaque a série homônima, composta por cinco vídeos em linguagem de teatro de bonecos. A série conta a história do caminhoneiro Milton que, ao viajar pelas estradas brasileiras com seu filho Diego, se depara com diversas situações de exploração sexual de crianças e adolescentes. Intercalada com depoimentos de especialistas, a série “Que exploração é essa?” mostra o que pode ser feito pela população para minimizar e acabar com esse problema.

O projeto
Com início em 2007, o projeto envolveu mais de 50 organizações da sociedade civil e levou cerca de dois anos para ser concluído. Os cinco episódios da série foram veiculados em 2009, mas ainda é possível encontrá-los nos intervalos da programação do canal. Além disso, todo o material foi gravado em DVDs e divulgado em mais de 500 organizações em 2009 e 2010. Atualmente, o projeto está em andamento nos estados de Pernambuco e Rio de Janeiro.

O prêmio
Criado pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em 2010, o prêmio é uma homenagem a Neide Castanha, reconhecida defensora de direitos humanos que dedicou parte de sua vida à luta contra a violência a que são submetidas crianças e adolescentes no Brasil. A premiação dos vencedores das cinco categorias (boas práticas, produção de conhecimento, cidadania, protagonismo de crianças e adolescentes e responsabilidade social) ocorrerá em 18 de maio, Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Confira a série “Que exploração é essa?” clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário