terça-feira, 31 de maio de 2011

Casa de Passagem já recebeu mais de 150 pessoas em oito meses de funcionamento

Foto:

A Casa de Passagem Nossa Gente, inaugurada em setembro de 2010 pela Prefeitura de Mossoró, coordenada pela Gerência de Desenvolvimento Social, já atendeu mais de 150 pessoas em situação de vulnerabilidade social durante os oito meses de atuação. Segundo a gerente de Desenvolvimento Social, Fernanda Kallyne, de setembro a dezembro de 2010, 67 pessoas passaram pela unidade social. O número sobe no período de janeiro até maio deste ano, onde foram assistidas 84 pessoas. A maioria das situações registradas envolve adolescentes de ambos os sexos. A assistência é dada durante 45 dias, sendo que, dependendo da necessidade, esse período poderá ser prorrogado.

A gerente afirma ainda que, entre as causas que lideram o número de internamento estão violência doméstica, situação de rua e conflito familiar. As crianças, adolescentes e idosos que chegam até a Casa geralmente são encaminhadas por outras instituições de apoio como Conselho Tutelar e Creas. Ela destaca que, ao entrar na instituição o “morador” provisório recebe todo o atendimento necessário.

O corpo funcional da instituição é composto por coordenador, assistente social, pedagogo, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, cozinheiros e segurança. “O trabalho da unidade tem entre seus objetivos resgatar auto-estima dessas pessoas e reintegrá-los à sociedade e á família. Nesse sentido, as crianças e adolescentes que chegam a Casa só retornam as suas famílias depois de contato feito com os profissionais da instituição”, explica.

A criação da Casa de Passagem faz parte da política de apoio social destinada aos que tem menor poder aquisitivo. O trabalho é semelhante ao que é desenvolvido pelo Cras, o Niad Piguinho de Gente, o Peti, o programa de idosos, o plantão social, entre outras unidades de mesmo objetivo.


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário