Higo Lima
Da Redação
Os pais do jovem Dinailson Oliveira, de idade desconhecida, abandonado por um caminhoneiro às margens da BR-405 que liga Mossoró a Fortaleza (CE) no dia 25 de abril de 2010, foram localizados na cidade cearense de Chaval.
A criança é surda e não se comunica por Língua Brasileira de Sinais (Libras) e foi resgatada pela Polícia Rodoviária Federal e encaminhada ao Conselho Tutelar, que tratou de incluí-lo no Núcleo Integrado de Apoio à Criança (Niac), porém, desde novembro, estava sob tutela da Casa de Passagem de Mossoró.
"Esse menino foi encontrado muito fragilizado emocionalmente e desde o primeiro momento toda equipe se envolveu no intuito de devolvê-lo ao seio familiar. Nós nos apegamos às pistas que ele dava, fosse através de um desenho, de um mapa onde ele apontava para vários lugares. Observamos que ele sempre destaca a letra "C" das cidades e a partir daí passamos a listar e a pesquisar os municípios com a letra "C" em vários estados. Buscamos na internet, através de blogs e sites de crianças desaparecidas informações que pudéssemos levar à família dele até que conseguimos", explicou Laura Poliana, coordenadora da Casa de Passagem de Mossoró.
Ele foi encontrado nove meses depois através de um blog na cidade de Barroquinha (próxima a Chaval no CE) noticiando que os pais do garoto estavam aflitos com o desaparecimento do filho. De acordo com o texto, Dinailson tem cinco anos e foi visto pela última vez em um caminhão que passava pelo município de Barroquinha.
A manchete no blog resumia isso: "Em Chaval, pai aflito procura filho desaparecido há 9 meses". O texto divulgava ainda uma foto do menino e telefones de contato. E foi devido a isso que a equipe de Mossoró entrou em contato com o Conselho Tutelar de Chaval e conseguiu falar com os pais do menino, que já estavam perdendo a esperança de encontrar o filho.
"Foi uma emoção geral, tanto para gente quanto para eles. Para os pais acreditarem, nós tivemos que enviar fotos porque eles já haviam procurado por toda parte e sempre recebiam pistas falsas", detalhou Laura. Os pais da criança devem chegar à cidade hoje para reencontrá-lo.
Desde que chegou a Mossoró, Dinailson recebeu atendimento social, psicológico e pedagógico. Duas vezes por semana, ele também era atendido por uma especialista em Libras para desenvolver a comunicação. Também recebeu atendimento médico, incluindo avaliação de exame ósseo e de arcada dentária.
Para que os pais possam conseguir a liberação da criança é necessária uma autorização judicial, por isso a família só deve deixar a cidade amanhã, quando todos os procedimentos estiverem legalizados.
Segundo os profissionais da Casa de Passagem, os pais do garoto não sabem informar como ele saiu de casa: se foi induzido por alguém ou por vontade própria. Para reencontrar o garoto, o casal irá se deslocar da cidade cearense, localizada no extremo norte do Estado e cruzar quase 900 quilômetros de estrada, pela BR-222, até chegar a Mossoró.
Nota: O adolescente será encaminhado a familia Amanhã as nove horas na presença da Vara de Infancia e Juventude, Conselho Tutelar de Mossoró e Casa de Passagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário